quinta-feira, 24 de junho de 2010

Histórico do CEANOM

O Centro Educativo Adilis Nogueira Maciel (CEANOM) foi fundado dia 01 de janeiro de 1996, nascido da consciência social dos empresários de Cruzeiro do Sul e do pioneirismo das mulheres cruzeirenses, associadas ao Conselho Empresarial da Mulher (CEM) que tinha como presidente a Sra. Agamedina Sales de Melo, órgão pertencente à Associação Comercial do Alto Juruá (ACAJ) que tinha como presidente o Sr. Pedro Barbosa Viga.
O CEANOM voltou-se, na sua origem, ao trabalho exclusivo com adolescentes do sexo feminino, oferecendo-lhes cursos de crochê, pintura em tecido, culinária, bordado, música, etc., sendo trabalhados, além da questão técnica a igualdade de gênero, ética e cidadania, inclusão social espiritualidade e ecologia.
Com criterioso processo de seleção, o CEANOM priorizou sempre famílias de baixa renda condicionando o ingresso do educando à freqüência escolar fazendo, inclusive, acompanhamento das atividades escolares.
A partir de 2002, considerando os altos índices de desigualdade social, o CEANOM passou a atender indistintivamente, meninos e meninas em risco social bem como mulheres de baixa renda provedoras do lar.
Até julho de 2009, a entidade atendeu diretamente em torno de 2.674 entre crianças, adolescentes e adultos e indiretamente mais de 20.000 pessoas sendo notável o crescimento da procura pelos cursos e oficinas.
Um fato que merece destaque, na origem do CEANOM, é o incentivo ao trabalho voluntário e ao despertar da responsabilidade social dos empresários e da comunidade cruzeirense.
Como entidade sem fins lucrativos, o CEANOM tem como: Patrocinadores:
-Associação Comercial do Alto Juruá (ACAJ);
-INFRAERO;
-Conselho Empresarial da Mulher (CEM);
Parceiros:
-Governo do Estado do Acre: CEFLORA (pagamento de mediadores), Secretaria de Educação (professores cedidos);
-Profissionais da comunidade: Palestras
Colaboradores financeiros:
- Casa da Amizade, A Cruzeirense, Casa do Padeiro, Diocese de Cruzeiro do Sul (Pastoral da criança), Grupo AS, Auto Posto Parintins, Bomboniere do João, Casa Inácio, Construacre, Cerâmica Juruá, Confecções Pinheiro, Construtora Colina, Da’Lu Modas, Droga Nova, Correia Irmãos, Comercial Wially, Drogaria Adamárcia, Droga Sid, Grafittis Papelaria, Drogaria Medifarma, Drogaria São Rafael, Dra. Núria Sales de Melo, LabSul, Joelma Soares Queiros, Lux Ótica, Marizete Modas, Manoel F. da Costa, Manave Navegação, Malharia Zum Zum, New Shopping, M.G. Cordeiro, Mercantil Cohab, Mercantil Modelo, Núcia Sales de Melo, Unilar, Wall Cabeleireiros, Magalhães & Cia Ltda, Supermercados Gonçalves, Supermercados Barbary, Contrutora Rafa, Papelaria Papyrus, Estação da Beleza e Estética, Rosilene Vasconcelos de Melo, Mirante do Cais, Osmar D’Albuquerque Lima Filho, Agamedina Sales de Melo e Kadoshi Confecções.
Neste ano, 2009 tivemos e teremos vários cursos como:
-Atendente comercial, culinária com produtos regionais, manicuro (a) e pedicuro (a), cabeleireiro, corte e costura e pintura em tecido, todos estes em parceria com o CEFLORA.
-Música (constituído de varias oficinas: esporte, ética e cidadania, reforço escolar), pintura em tecido, culinária, crochê e informática básica, feitos com recursos próprios.
Teremos este ano ainda um curso de Padaria e Confeitaria em parceria com o SEBRAE/AC.
Uma grande novidade é que o CEANOM foi selecionado como PONTO DE CULTURA do estado do Acre através de um projeto feito para termos oficinas culturais durante três anos e também o CEANOM terá o primeiro ESTÚDIO DE GRAVAÇÃO COMUNITÁRIO do ACRE. A assinatura do convênio será feita no segundo semestre deste ano.
A ação do CEM, com suas 23 mulheres associadas, sempre tem sido um dos maiores reforços financeiros do CEANOM, principalmente com os eventos organizados para angariar fundo através do TRADICIONAL CAFÉ DO CEANOM, a FEIJOADA, BAZAR DE VENDAS DE PRODUTOS ARTESANAIS e etc., pois estas não medem esforços para ajudar a entidade.
“Educar integralmente a pessoa humana, principalmente os menos favorecidos, é o nosso maior propósito”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário